domingo, 13 de maio de 2012

TEORIA MAIÊUTICA DEFENDIDA POR SÓCRATES

A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. A maiêutica baseia-se na idéia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.
A auto-reflexão, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.
A Teoria Maiêutica consiste em perguntar, em interrogar, em inquirir. O que é isto? O que significa?
Sócrates não aceitava uma definição superficial, a cada resposta ia fazendo mais perguntas até chegar a resposta mais precisa possível. Mas nunca aceitava como uma posição definitiva.
Dessa forma poderia empregar o verdadeiro sentido da palavra educar que vem do latim – educare – e significa literalmente trazer para fora, sobressarir, emergir do estado potencial para o estado da realidade manifestada.
Infelizmente isso não tem acontecida em nossa educação atual, na qual o aluno não quer mais pensar, racionar para chegar as suas conclusões, ele quer receber tudo pronto.
REFERÊNCIA:

2 comentários:

  1. Oi amiga...
    Muito bom pensar que Sócrates busca o conhecimento através de questões que revelam uma dupla face (a ironia e a maiêutica). Através da ironia, o saber sensível e o dogmático se tornam indistintos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Cristina,
    A maiêutica é o método socrático que admite o acordo através das confianças universais obtidas pela definição depois da discussão. Aborda-se um diálogo do primeiro período que se caracteriza pela ausência da teoria da reminiscência que serve de fundamento à maiêutica.

    ResponderExcluir