domingo, 20 de maio de 2012

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

"A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter"  (Platão)
Filosofia da Educação é um ramo do pensamento filosófico que se dedica a refletir sobre os processos educativos, a análise dos sistemas educativos, a sistematização dos métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a educação e a forma de realizá-la. O seu papel primordial é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, pois a educação acontece no mundo com seus inúmeros problemas e dificuldades.
Não se pode discutir a Educação sem ter a filosofia presente. Ambas caminham juntas desde a idade antiga já eram vivenciadas e discutidas. Sendo que algumas ideias  propostas pelos primeiros filósofos estão presentes e vividos nos dias atuais, dentro da educação.
Na didática é essencial que na sala de aula experimente a filosofia, para que o aluno chegue a uma auto-reflexão, seja argumentativo e crítico para a sociedade. Então conhecer os filósofos e suas teorias proporciona um autoconhecimento para enxergar a nova realidade.
Dessa forma podemos concluir que a filosofia da educação auxilia a busca da compreensão e na busca de soluções para os problemas educacionais. Pois um dos propósitos da educação é tornar o homem um ser melhor e se faz necessário refletir sobre o homem e sobre o saber, levando o educando a conhecer a si mesmo e o que este pode ser e fazer. Portanto a filosofia não deve ser puramente teoria, é fundamental que haja prática. Não basta o educando tornar-se homem, mas sim tornar o homem que sua família precisa, sua comunidade espera e seu país almeja, ou seja, alguém que faça a diferença.
Referência:

3 comentários:

  1. OI Cristina Martins.A sua reflexão sobre a filosofia da educação foi ótima.Se tudo acontecesse na educação como a filosofia diz, acho que a educação hoje não estava do jeito que está.Sabemos que temos que por em pratica tudo que aprendemos junto com a teoria.Mas isso não é possível pois há no nosso meio muitas imposições,chefias que não entendem muito da educação,ditam leis que não tem nada a ver com o sistema de ensino.Dizendo que é para a melhoria da educação.Tem um tal de Marcone,que em vez de ajudar os educadores tiram as suas gratificações, dizendo que os educadores são bem pagos.O que o sistema de educação se encontra hoje em calamidade.Graves e greves.Quando o SAEB vem avaliar o nosso sistema a nota esta lá embaixo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Cristina,

    A filosofia da educação deve seguir uma teoria da educação que tenha como fundamental tarefa o análise dos princípios básicos, objetivos, valores, etc., que prevalecem em nossa cultura e que orientam, atualmente, a educação em nosso país, o pensamento crítico sobre eles e sobre a realidade social, econômica e cultural que envolve o processo educacional, e, se necessário for a proposta de novos princípios básicos, objetivos e valores para a nossa cultura e para a nossa educação.

    ResponderExcluir
  3. Olá cara colega...
    Estamos ao final de mais uma disciplina e quero lhe parabenizar pela riqueza de conteúdo do seu Blog!
    Você foi excelente em suas colocações neste texto. Seria muito bom se a educação fosse na prática o que é na teoria.
    Não há muito o que acrescentar pois você já falou praticamente tudo.

    ResponderExcluir