domingo, 22 de abril de 2012

FILOSOFIA DE VIDA E FILOSOFIA

Filosofia de vida é uma explicação simplista sobre os fatos, ou seja, é uma concepção de mundo para o uso pessoal, de caráter espontâneo, assistemático. Portanto é o jeito de viver, de comportar-se, enfim o modo de ser de cada um.
Já a filosofia é uma invenção do homem, pois só o homem tem curiosidades, angústias, reflete sobre sua existência. Então isso significa que o homem é dotado de razão, de capacidade cognitiva, de intelecto.
Dessa forma filosofia é uma atitude reflexiva para que possamos compreender de forma crítica os problemas relacionados ao homem em do dia a dia e com o mundo. Com isso deixamos a ingenuidade de lado para percebermos a razão do que nos rodeia.
Segue duas citações para ilustrar a filosofia: “Uma vida sem reflexão não merece ser vivida.” (Sócrates)
“A filosofia é uma maneira de reaprendermos a ver o mundo.” (Merleau-Ponty)
Referência: JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação

5 comentários:

  1. Gostei muito de sua reflexão sobre a filosofia. Olha o que diz Filosofia de Vida Charles Chaplin
    "A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós
    deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra
    poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante.http://www.paixaoeromance.com.br/poetasfamosos/chaplin/filosofiadevida/filosofia.htm

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Muito legal seu Blog...
    Adorei a forma como você abordou o assunto...
    Abraçosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filosofia de Vida não é nada fora do comum... é apenas viver o dia dia, não planejar um futuro longínquo, estar atenta às portunidades que aparecem e não as desperdiçar, tentar fazer com que cada dia seja mais saudável e melhor que o anterior, crescer cada dia mais como pessoa e corrigir os meus erros.

      Excluir
  3. Olá Maria Cristina,
    Adorei o seu Blog, a forma como você abordou o assunto ficou claro e objetivo.
    Quando fiz a leitura do material, percebi que tinha recordado muito da minha infância e dos meus avós, que comentavam em relação “Filosofia de Vida”, e que era através da concepção de mundo que eles acabaram desenvolvendo para o seu próprio uso.
    O individuo atual não se angustia diante dos mistérios da vida. A correria pelo consumismo deixou implicações no homem moderno, ele deixou de pensar no ser e se preocupa no ter, a cada dia mais.
    O Bom da Filosofia é que nos faz recorda dos grandes filósofos que nos mostram como amar o saber.
    Abraços,

    Suzzy Kelly

    ResponderExcluir